quarta-feira, janeiro 25, 2006

A Razão do Trabalho

Se enquanto trabalho não faço amor,
não escrevo poesias, não tomo sol nem vejo a lua;
Se enquanto trabalho não filosofo, nem crio sistemas complexos,
nem vejo os olhos da minha mãe;

Se enquanto trabalho não ando descalço
em areias brancas, nem ouço o barulho do mar;
Se enquanto trabalho não abraço a Vida com tesão e liberdade,
nem leio Henry Miller nem Joyce nem Neruda;
Se enquanto trabalho não mergulho em minha própria alma;
Se enquanto trabalho não vejo filmes, nem sinto perfume de flores,
nem admiro alguma obra de Michelangelo;

Se enquanto trabalho não escalo montanhas,
nem salto no escuro profundo, nem tomo vinho branco;
Se enquanto trabalho não medito, não canto, nem ouço Beethoven,
não como doce de abóbora com coco ralado,
nem respiro o sagrado ar da gostosura...

Se enquanto trabalho não sonho, nem pinto, nem componho,
nem desenho, nem danço, nem esculpo;
Se enquanto trabalho nem sequer me lembro
dos vinte poemas de amor e das canções desesperadas;
Se enquanto trabalho não parto melancias,
nem beijo mamilos de um meu amor...

Se enquanto trabalho não faço nada disso,
então só me resta perguntar:
O que é que estou fazendo aqui?

(por
Edson Marques)

Um comentário:

Madame disse...

Eu não tenho esse problema por que, enquanto eu trabalho, eu não trabalho. Eu blogo.